Implantanção de uma Mandala no Assentamento João Batista II

No dia 12 de Janeiro de 2011, quarta - feira, os alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Agropecuário Integrado e de Engenharia Agronômica, apoiados pelos professores Fernando Favacho, Louise Rosal, Roberta Coelho, Ângelo Carvalho, Lucélia e Bosco, desenvolveram atividade de Extensão Tecnológica no assentamento João Batista II.
A atividade que foi programada consistiu na Implantação de uma mandala em uma escola pública do assentamento.
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia
Esta proposta de se criar uma mandala no Assentamento surge como alternativa às formas convencionais de produção de alimentos que são os canteiros quadrados e lineares, o trabalho individual e competitivo, bem como a utilização de adubos sintéticos e venenos para combater pragas e doenças. Desta forma, através de mutirões  construímos canteiros circulares, utilizamos adubação orgânica de compostagem ou esterco das propriedades, cobertura morta com palhada e plantio consorciado entre espécies companheiras. Além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos químicos, as Hortas Mandala são esteticamente bonitas, contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies e produzem plantas medicinais e ornamentais conjuntamente com os outros alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário