O ECONPET trata-se de um evento regional do PET e vem acontecendo desde 2003, sendo Campo Grande - MS o palco de sua primeira edição. O Evento torna-se necessário pela sua importância como facilitador da integração entre os petianos, permitindo a difusão de ideias e atividades que vem sendo realizadas pelos grupos PET em suas respectivas Instituições de Ensino Superior, para que assim funcione de forma harmônica em todas as Instituições das regiões Norte e Centro-Oeste, possibilitando o aprimoramento do funcionamento do Programa a partir da discussão acerca dos problemas que enfrentam cada PET em sua respectiva região, discussões estas que são expandidas em âmbito nacional, durante o Enapet (Encontro Nacional dos Grupos PET).
Em 2011 o evento estará em sua IX edição e ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de maio, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Palmas. Há enorme expectativa quanto ao evento em função dos últimos acontecimentos políticos e novas portarias de funcionamento do programa, assim, os temas versarão sobre problemas atuais que envolvem a continuidade e sobre a vida do programa como atualmente se encontra.
Através da parceira da UFT com a Comissão Nacional Executiva dos PETs- (CENAPET), o IX Econpet, na condição de maior e mais completo evento de discussão das políticas públicas dos grupos PET das regiões norte e centro-oeste, objetiva o oferecimento de um momento único e diversificado com atividades simultâneas como Mini-cursos, oficinas, palestras, grupos de discussão (GD's) que estimulem debates e reflexões sobre os novos rumos da Educação Tutorial e das políticas públicas dos Grupos PET regionais e nacionais.
GRUPOS DE DISCUSSÃO (GD's):
Sinopse Oficina do PET PedPalmas
Contação de história, música e origami
Nesta oficina, de forma lúdica, com vistas a aproximar o público alvo e mostrar uma das atividades desenvolvidas no Programa Le Li Brin em Ação do PET PedPalmas aos integrantes de outros PET, será propiciado um momento de integração por meio da contação de uma história da literatura infantil, utilizando como estratégia de ensino e aprendizagem, além da literatura, a música e o origami. Será, então, uma interação metodológica entre recursos didáticos. Ao mesmo tempo em que se conta história, canta-se, brinca e faz arte com papel.
Sinopse Oficina do PET Engenharia Ambiental
Compostagem
Esta oficina propõe apresentar uma das técnicas de como produzir adubo orgânico através da compostagem, que é um processo de reciclagem em que se utilizam restos de materiais orgânicos em decomposição. A oficina contará com uma apresentação teórica sobre o assunto, de como funciona, como é construída a composteira e demais técnicas. Logo após, haverá uma prática com a apresentação de uma composteira para a visualização e melhor compreensão dos participantes da oficina.
Sinopse Oficina do PET Conexões de Saberes
Pinturas Corporal xerente/gavião
Oficina de pinturas corporais dos povos indígenas xerente (Tocantins) e gavião (Maranhão). Quem visitar a oficina verá uma variada apresentação das pinturas corporais tradicionais das etnias xerente e gavião conhecendo mais acerca das tradições e da cultura destes povos. Os visitantes poderão pintar-se com o desenho de sua preferência, levando na pele uma bela recordação deste ECONPET.
Sinopse Oficina do PET Conexões de Saberes (Araguaína)
Pinturas Corporais Indígenas Karajá
As pinturas a serem configuradas se referem a temas relacionados à cultura indígena Karajá, como, Harajie, Oeoe (pássaro/ave), Jibóia, Otubuna (jabuti), Haloé (onça), Wokutide, Dore e Doreri (rasto de papagaio), podendo ser pintados homens, mulheres e crianças.
Sinopse Mini-curso do PET Engenharia de Alimentos
Apresentação de Seminários
Serão abordados itens como Importância de falar em encontros científicos; Produtos e serviços mais comuns do pesquisador; Apresentação oral 10 minutos: formato de um resumo; Apresentação oral 50 minutos: formato de um paper; Seminário em sala de aula; Introdução da palestra; Organização da palestra; Clareza do assunto e da fala; Perguntas após a palestra; Recursos visuais; Aparência pessoal; Avaliação da palestra; Erros mais frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário